Alexandre Higuchi

A Vida, o Universo e Tudo mais

Tv de Alta Definição: HD ou Full HD? LCD ou Plasma? Não seja Enganado! [atualizado]

Posted by alehiguchi em 11/03/2009

ln-s8281d-82-lcd-tv_fullPor algum motivo, o consumidor médio utiliza apenas uma característica quando compra um produto. Cameras digitais são compradas apenas pelos megapixels, computadores por megahertz, mp3 players por gigabytes. E não é diferente para televisão, em que só se olha para a resolução. Mas será isso mesmo? Vamos aos mitos…

Mito 1: Uma TV Full HD é melhor que uma HD.

Realidade: Mentira. O olho humano possui uma medida chamada “Acuidade Visual”, que é a capacidade de distinguir dois pontos separados a partir de uma certa distância (é aquele teste de ler as letrinhas pequenas). Pois bem, para uma TV de 42 polegadas, quando vista a uma distância superior a 1,60 metros, o olho humano não consegue distinguir entre Full HD (1080 linhas) e HD (720 linhas).

Adicionalmente, existem outros fatores que influem na imagem, como espectro visível, contraste, motion blur, etc… Alguns desses fatores são mais importantes que a simples resolução.

Para dar um fim a essa questão, elaborei uma planilha que ajuda a calcular e decidir qual a melhor resolução a partir do tamanho da TV e da distância assistida, no link abaixo:

Planilha para cálculo de Resolução vs Acuidade Visual para TV

Mito 2: LCD é melhor que Plasma

Realidade: Mentira. Com relação à imagem em movimento, a LCD traz como vantagem ter maior brilho. Isso faz com que a nossa percepção seja de qualidade, pois luminosidade provoca nosso cérebro. Porém não necessariamente uma imagem brilhante é a imagem que foi originalmente capturada e o brilho extra do LCD só é útil em condições de iluminação forte, como em um ambiente aberto, à luz do dia. Nas outras características, o plasma tem vantagem, sendo elas:

- Espectro Visível: Nenhuma tecnologia consegue reproduzir todas as cores que o olho humano consegue distinguir.  No entando, o plasma consegue o maior espectro de cores.

- Motion Blur: O LCD tem um tempo de latência para alterar de estado. Isso significa que a imagem em movimento pode ficar na tela durante alguns milisegundos, até que ela seja alterada. Dependendo da qualidade da TV de LCD, o olho humano pode perceber isso. E é por isso que vídeos de demonstração de TV de Alta Resolução possuem imagens paradas ou com pouco movimento.

- Contraste: O LCD possui um painel de luz branca por trás da tela. O Plasma não. Isso faz com que o plasma consiga níveis de preto mais profundos que o LCD.

Mito 3: O Plasma consume energia equivalente a 3 chuveiros.

Realidade: Mentira. Essa é fácil de comprovar, basta olhar para os números a seguir:

- TV 42′ LCD LG Scarlet: Consumo médio de 207W

- TV 42′ Plasma LG 42PG60D: Consumo médio de 282W

- TV 29′ Convencional Sharp 29L: Consumo médio de 119W

- Ducha 4 estações Corona: Consumo médio de 5.500W

Espero que esses fatos ajudem a melhorar a consciência do consumidor brasileiro com relação à compra de tecnologia.

 

Atualização: Como a tecnologia tem por característica sempre se renovar, não considero que esse post seja mais válido (ele é de 2009). Encontrei uma boa e atual referência nesse link:

http://www.pcmag.com/article2/0,2817,2387377,00.asp

About these ads

15 Respostas to “Tv de Alta Definição: HD ou Full HD? LCD ou Plasma? Não seja Enganado! [atualizado]”

  1. […] Escrito por alehiguchi em 15/12/2007 Nota: Não deixem de ler também o artigo sobre LCD vs Plasma e HD vs Full HD […]

  2. Adriana said

    Pois é, e vai explicar para esse povo consumista, eles compram a mais cara e pronto, na Câmera também, curioso que uma vez ao declarar uma câmera digital de 5 mega pixels na receita, a funcionária disse; “5 megapixels, nem precisa declarar”.. deu a sensação da máquina não ter valor algum…

  3. arthur said

    não acho q a superioridade das lcd´s são mito, pelo simples fato q de um tempo pra cá elas vem evoluindo muito, com a criação do painel ips defeitos como excesso de brilho foram eliminadas por sensores q captam a luminosidade do ambiente e ajusta automaticamente o brilho!!

    • alehiguchi said

      De fato com o avanço da tecnologia ambas as soluções estão muito próximas. Mas ainda é possível constatar diferenças. Essas diferenças tendem a ficar menores ou mesmo neutralizadas, visto que o LCD está sendo adotado em massa e portanto a curva tecnológica dele está mais acentuada.

  4. Herbert said

    Plasma ainda pode ser considerada uma boa opção, porém já existem lcds no mercado que suplantaram esses problemas, como ângulo de visão e tempo de resposta mais baixo!

  5. Carlos said

    Plasma já teve seu tempo, as lcds de hoje são muito mais avançadas e com muito melhor qualidade de imagem!

  6. Giorgio said

    Alexandre,

    Possuo uma Plasma FullHD, net e DVD c/ home.
    Desejo usufruir o máximo que esta TV permite, para isto estou disposto a investir num Blu Ray plugando na entranda HDMI da TV.
    Dúvida 1: o que fazer para melhorar a qualidade da net?
    Dúvida 2: ao plugar o blu ray na entrada auxiliar do home o som será interpretado como digital?

    Obrigado!

    • alehiguchi said

      1. Não entendi. O que voce se refere à qualidade da net? Internet? TV a Cabo? Se for TV a cabo, peça o conversor com saída HDMI e assine o plano de alta definição deles.
      2. Se o bluray tiver saída digital e o home teather tiver entrada digital sim. Verifique nas caracteristicas de ambos os produtos.

  7. Carlos said

    meu caro, você mencionou em 22/02/2010 que das 5 melhotes TV´s 3 sao plasma e 2 LCD. Será que você poderia informar quais os modelos/marcas destas 5 TV´s (pode responder direto no meu e-mail se preferir) Obrigado

  8. Rafael said

    Meu, na boa….puta merda….estava procurando um texto exatamente assim a pelo menos uns 40 dias! Texto perfeito….nossa….fiquei sem dúvidas nenhuma! Agora sei…os vendedores ficam na nossa cabeça falando” compraum full hd, pq isso, pq aquilo” agora sei…com o cálculo da minha sala…uma lcd hd de 37! Cara, valew mesmo pelo texto! Parabéns

  9. Sérgio said

    Cara, valeu a dica. Li os dois links em inglês que recomendaste. Meio contraditórios, é verdade, mas se pode ter boas dicas e explicações sobre o assunto. Resumindo tudo, as TVs de plasma estão ligeiramente à frente das LCDs, mas perdem no quesito consumo de energia elétrica. Estou certo?

  10. Paulo said

    Acho bem interessante o seu artigo. Sendo que fiquei com uma dúvida! Eu percebi uma diferença bem grande na hora que estou jogando no meu xbox 360 quando joguei em uma HD e full hd. A imagem na full hd ficou bem melhor. Porque será isso?

    • alehiguchi said

      Aí que está, a imagem é uma função da distância da TV. Se olhar de perto realmente full hd tem melhor qualidade, devido à maior resolução. Porém, a partir de certa distância, não faz diferença HD e Full HD. Veja a planilha no post, ela faz esses cálculos…

      NO entanto, esse artigo escrevi a bastante tempo atrás, acho que hoje Full HD é o padrão mesmo…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

 
Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

%d blogueiros gostam disto: